Fortalecer o Sistema Imunitário

Como fortalecer o Sistema Imunitário

Aqui encontra algumas formas básicas de fortalecer o seu sistema imunitário.

Fortalecer o sistema imunitário não só é vital para recuperar de uma doença como para manter uma boa saúde.

 

O que é o sistema imunitário?

O sistema imunitário é composto por um exército colectivo de um trilião de leucócitos, medula óssea, anticorpos, citcinas e timo, uma glândula que ajuda a identificar e a destruir milhões de micróbios (ou seja, bactérias, vírus, parasitas, fungos) que entram diariamente no nosso organismo bem como milhares de células próprias que se tornaram geneticamente anormais ou cancerígenas. Na realidade, o sistema imunitário é considerado tão complexo como o nosso sistema nervoso e não só é capaz de produzir um anticorpo específico para cada um dos milhões de diferentes agentes infecciosos como consegue lembrar-se de como produzir esses agentes décadas mais tarde. A chave da função imunológica é a actividade dos glóbulos brancos, tais como as células NK, T e B, que formam a espinha dorsal do sistema imunitário.

 

Como é que o fortalecimento do sistema imunitário determina o estado da saúde?

A resistência do nosso sistema imunitário determina a capacidade do nosso organismo em resistir a infecções e ao crescimento de células anormais (cancerígenas). Se o nosso sistema imunitário estiver abaixo do nível ideal, ficamos muito mais vulneráveis às doenças resultantes tanto de infecções como de cancros. Se não tivéssemos um sistema imunitário, não conseguiríamos sobreviver muito tempo no mundo exterior (as crianças que nasceram sem sistema imunitário têm que ser mantidas num ambiente artificial ou numa "bolha").

Se o nosso sistema imunitário for mantido num nível óptimo, a incidência de doenças é menor e a probabilidade de desenvolver o crescimento de células anormais é menor. Além disso, quando ficamos doentes ou nos lesionamos, um sistema imunitário saudável consegue garantir uma recuperação o mais rápida possível. Em alguns casos mais graves, como por ex., o cancro, um sistema imunitário forte pode, literalmente, significar a diferença entre a vida e a morte. Sem um sistema imunitário saudável, o corpo e a mente enfraquecem e entram num estado de saúde debilitada, prolongando significativamente a viagem de regresso à vitalidade.

Um bom indicador do estado do nosso sistema imunitário é o quanto energéticos ou “vivos” nos sentimos. Se nos sentimos fracos ou em baixo, o nosso sistema imunitário está provavelmente fraco e em baixo. Intuitivamente, estamos cientes disto e é por essa razão que utilizamos expressões como "fora do normal", "em baixo" ou "engripado" quando não nos estamos a sentir bem. Normalmente tentamos compensar estes sentimentos "em baixo" ingerindo mais bebidas com cafeína, comendo alimentos com mais açúcar e assistindo a filmes de acção — algo que nos dê um "buzz" químico. Apesar de conseguir dar-nos um alívio temporário, esta é uma solução a longo-prazo perigosa pois iremos dar por nós a ter que tomar cada vez mais estas soluções rápidas apenas para manter uma energia de funcionamento normal. É por isso que, por ex., muitos de nós PRECISAMOS de tomar aquela chávena de café de manhã para começar o dia — o nosso sistema tem sido condicionado por um estilo de vida pouco saudável que o faz trabalhar demasiado lentamente. Assim, um sistema imunitário forte não só determina o quão saudável o nosso corpo é como também o nosso estado mental.

É de extrema importância tanto para o corpo como para a mente, logo, para todos, manter a saúde óptima do nosso sistema imunitário.

 

Como é que o sistema imunitário enfraquece?

Existem vários factores que reduzem a resistência do sistema imunitário:

 

O que é que podemos fazer para reforçar o sistema imunitário?

Há vários factores que reduzem a resistência do sistema imunitário:

Por fim, há sempre momentos em que as acções acima descritas não são suficientes para fazer face a um sistema imunitário gravemente fragilizado. Talvez estejamos relutantes ou não consigamos optimizar a saúde do nosso sistema imunitário (por ex., na sequência de quimioterapia ou de radioterapia ou por vivermos numa cidade suja) e nestes casos podemos considerar tomar algo um pouco poderoso como o Biobran MGN-3, que é o foco deste site.

Contactos

  • Morada:
    IA Farma - Internacional Área
    Calçada do Tojal 27 R/C Dto
    1500-592 Lisboa | Portugal
  • Email: info @ iafarma.com
  • Website: www.iafarma.com
  • Telefone: +351 21 912 97 76

Facebook