Contactos
- Email: [email protected]
- Website: www.biobran.pt
- Telefone: +351210993312
Para algumas pessoas, o nome "Biobran" soa como um laxante, o que pode ser desmotivante para pessoas com patologias mais perigosas do que a obstipação e para aqueles com estômagos delicados. No entanto, o Biobran tem este nome por uma boa razão: é um produto biologicamente activo onde o farelo de arroz pré-digerido é cindido utilizando as enzimas extraídas do cogumelo shitake. Assim, o nome Biobran é uma boa descrição deste suplemento, apesar de os interessados em marketing preferirem algo com um tom mais científico — talvez com o prefixo "imuno" no nome. No entanto, importa recordar que para além da sua eficácia, o aspecto mais importante do Biobran é a sua segurança e o facto de ser um farelo pré-digerido torna-o sem dúvida bastante seguro. Ainda, como fibra solúvel, o Biobran não tem um efeito laxante.
O Biobran é um imunomodulador; não reforça artificialmente o sistema imunitário. Consequentemente, as pessoas que mais beneficiam da sua toma são aquelas com um sistema imunitário fraco (se o seu sistema imunitário já é forte, a suplementação com Biobran não fará grande diferença). Os imunomoduladores são muito mais seguros do que os fortalecedores ou estimulantes do sistema imunitário porque oferecem parâmetros biológicos ao equilíbrio em vez de impulsionar parâmetros específicos em detrimento de outros, o que provoca efeitos secundários.
O Biobran é um suplemento alimentar que ajuda a modular a função imunológica. Se no processo de modulação da função imunológica alguns dos sintomas de uma determinada doença ou condição diminuem, tanto melhor. No entanto, o Biobran não é por si só um tratamento ou uma cura para uma doença ou condição médica. O Biobran actua com maior sucesso quando é utilizado como adjuvante ou como adição a um programa de tratamento adequado (convencional ou não), supervisionado por um profissional de saúde. De facto, o próprio Professor Ghoneum promove o tratamento convencional de tumores como um "debulker" eficaz enquanto utiliza o Biobran MGN-3 para ajudar a função imunitária do organismo a eliminar os restos e restaurar a integridade do corpo.
Em geral, um indivíduo que sofra de uma doença que comprometa o sistema imunitário como sintoma está propenso a obter alguns benefícios da suplementação com o Biobran, apesar de, e voltamos a salientar, o Biobran NÃO ser por si só um tratamento mas um complemento útil ao tratamento. Geralmente, as doenças/infecções causadas por vírus bem como as doenças oncológicas apresentam uma melhor resposta quando o Biobran é administrado em conjunto com o tratamento adequado apesar de aconselharmos sempre a informar o seu médico acerca de qualquer suplemento que esteja a tomar. Visto que os tratamentos convencionais do cancro como a quimioterapia e a radioterapia também debilitam gravemente o sistema imunitário, reduzindo a qualidade de vida, não é surpresa que um dos benefícios mais falados do Biobran seja o facto de conseguir melhorar a qualidade de vida durante estes tratamentos, reduzindo os seus efeitos secundários.
As doenças auto-imunes são aquelas onde o sistema imunitário ataca o seu próprio corpo — perdeu a capacidade de distinguir os corpos estranhos das suas próprias células. A artrite reumatóide, a esclerose múltipla, a psoríase e a doença de Crohn são exemplos de doenças auto-imunes. Se o problema for grave, o médico irá prescrever medicamentos imunossupressores de forma a enfraquecer a gravidade deste ataque ao próprio organismo. Os imunossupressores são também receitados para transplante de células, tecidos ou órgãos para minimizar a rejeição pelo sistema imunitário. Portanto, se estiver a tomar imunosupressores, obviamente aconselhamos que NÃO tome o Biobran, ou pelo menos, consulte primeiro o seu médico.
Isto pode dever-se ao facto de indivíduos que sofrem de doenças auto-imunes tenderem a ter actividades celulares NK reduzidas e números de macrófagos substancialmente flutuantes. Nestas circunstâncias, o Biobran consegue ajudar a fortalecer a actividade das células NK e a amortecer a flutuação dos macrófagos. No entanto, a activação da actividade dos glóbulos brancos antes que as flutuações sejam suficientemente reduzidas pode agravar os sintomas durante um período de cerca de um mês após o início da administração do Biobran. Por esta razão, sugere-se que comece com uma dose pequena e a vá aumentando gradualmente, observando cuidadosamente os sintomas.
Outro factor a ter em consideração é o efeito anti-inflamatório do Biobran. O Dr. Yuzo Endo, um consultor da Daiwa Pharmaceutical, começou, também ele, a tomar o Biobran para tratar a sua artrite reumatóide. Os resultados deixaram-no tão impressionado que começou a examinar os outros aspectos deste suplemento (ver Efeito Anti-inflamatório do Biobran).
Tal como acontece com qualquer produto, seria impossível testar o Biobran com cada uma das dezenas de milhar de medicamentos actualmente disponíveis. No entanto, compreender que o Biobran é um farelo de arroz digestível ou um gliconutriente, e que foi tomado por dezenas de milhar de pessoas em todo o mundo sem incidentes, torna-o um suplemento bastante seguro e sem contra-indicações reportadas, além de, obviamente, dos imunossupressores. O Biobran passou também em testes de avaliação extremamente rigorosos realizados em hospital. Dito isto, recomenda-se sempre, como com qualquer produto (ou mudança radical na alimentação) que informe o seu médico ou profissional de saúde.
Apesar de o Biobran ser "meramente" um farelo de arroz pré-digerido que foi cindido para seleccionar determinados tamanhos moleculares, o processo em si é bastante complexo para que seja realizado sob condições farmaceuticamente controladas. Além disso, o rendimento do farelo de arroz do Biobran durante este processo é realmente muito pequeno. Isto torna o Biobran um produto caro. Acrescente a isto os custos de desenvolvimento e investigação do produto suportados pela Daiwa Pharmaceutical ao longo dos anos e começará a perceber os custos envolvidos. No futuro, este preço será gradualmente reduzido uma vez que os custos de desenvolvimento serão recuperados, os hospitais suportarão uma maior percentagem dos custos de investigação e a produção será dimensionada.
Cada saqueta contém 1000mg de Biobran activo enquanto cada comprimido contém 250mg de Biobran activo. O peso restante deve-se aos excipientes adicionados para estabilizar o produto, para ajudar a mantê-los juntos (comprimidos), para auxiliar a sua fluidez (saquetas) e para manter o Biobran seco (é muito hidrofílico).
Os fabricantes do Biobran MGN-3 garantem que não existe diferença na eficácia das formas em que o Biobran se apresenta. Portanto, a toma de 4 comprimidos é exactamente equivalente à toma de uma saqueta: ambos contêm 1000mg de Biobran. (Os comprimidos são mais convenientes para pessoas submetidas a doses menores e para aqueles que não querem misturar o pó em meio copo de água). No entanto, uma vez que as saquetas são absorvidas mais facilmente, o ideal é serem tomadas 20 minutos após uma refeição enquanto os comprimidos devem ser tomados às refeições.
Regra geral, a toma de doses mais elevadas de Biobran tende a chegar ao nível de imunidade ou ao ponto de normalização ideal muito mais depressa do que a toma de doses mais baixas, sendo recomendado para condições mais graves onde a velocidade de recuperação é importante.
As doses variam entre 500mg (metade de uma saqueta ou 2 comprimidos) e 3000mg por dia (3 saquetas ou 12 comprimidos) ou acima para um adulto com peso normal. Um adulto relativamente saudável ou alguém com uma constipação leve tomaria 500mg por dia para uma protecção geral do sistema imunitário e prevenção de doenças. Para imunodeficiências mais graves ou para uma recuperação mais rápida deve tomar 1 saqueta por dia (4 comprimidos ou 15mg/kg/dia), enquanto que para imunodeficiências muito graves, como aquelas associadas ao cancro, deve tomar 3 saquetas (12 comprimidos ou 45 mg/kg/dia) por dia durante 2 meses e depois diminuir para uma dose de manutenção de 1 saqueta (4 comprimidos). (Se, durante a dose de manutenção, forem dados tratamentos como a quimioterapia ou a radioterapia, aconselha-se a aumentar novamente a quantidade para 3 gramas por dia ou mais uma semana antes do tratamento até duas semanas depois).
O melhor é dividir sempre as doses ao longo do dia entre as refeições. Por exemplo, uma pessoa que tome 3 saquetas ou 12 comprimidos por dia deve tomar 1 saqueta ou 4 comprimidos às três refeições principais do dia — o pequeno-almoço, almoço e jantar.
Indivíduos que tomam um grama (1000mg ou 4 comprimidos) ou mais de Biobran por dia conseguirão obter a modulação ideal da resposta imunitária após um período de dois meses. Se a toma do Biobran for interrompida a qualquer momento, a função imunológica geralmente voltará, no período de um mês, ao seu nível original debilitado devido à continuação dos factores imunossupressores, tais como a presença da doença, má alimentação, stress, toxicidade, etc. É, por isso, aconselhável não interromper o curso do Biobran durante mais de um período inevitável muito ocasional de poucos dias.
O Biobran MGN-3 não sofre de hiporresponsividade nem diminui a sua eficácia ao longo do tempo, podendo assim ser tomado por tempo indefinido. No entanto, o custo da suplementação a longo-prazo pode ser proibitivo e, assim, muitas pessoas querem saber quando podem deixar de o tomar. Se tomou o Biobran para uma condição em especial e essa condição foi tratada com sucesso, então pode interromper a suplementação com o Biobran ou continuar com uma pequena dose de manutenção. Se a condição persiste ou ainda existe, será provavelmente melhor continuar a tomar o Biobran. Ao deixar de tomar o Biobran, recomenda-se sempre a adopção estilos de vida saudáveis a fim de maximizar os níveis do seu sistema imunitário sem ajuda.
Alguns estudos sugerem que à medida que a capacidade do corpo em lutar sozinho aumenta, as doses de quimioterapia podem ser reduzidas. Apesar de ter sido provisoriamente demonstrado em alguns estudos em animais, nós NÃO recomendamos que o faça. Consulte sempre o seu oncologista.
Desde que o seu oncologista não se oponha, quanto mais cedo melhor. Ter um sistema imunitário forte quando se começa o tratamento com a quimioterapia fará com que a quimioterapia ou a radioterapia se tornem muito mais fáceis de lidar, com efeitos secundários mais leves. Deve começar imediatamente com a dose mais alta de 3 gramas ou saquetas por dia para que o seu sistema imunitário volte ao normal o mais rapidamente possível. O normal seria reduzir a dose de Biobran para 1 saqueta ou 1 grama após 2 meses mas no caso de exposição prolongada a quimioterapia ou radioterapia, recomenda-se que mantenha esta dose mais alta durante todo o tratamento para o ajudar a atenuar os seus efeitos secundários. (O ideal será tomar a dose mais alta uma semana antes de iniciar o tratamento até duas semanas depois.)
O Biobran pode ser tomado com segurança e com sucesso por crianças de todas as idades. As doses tendem a ser reduzidas em proporção do seu peso para o peso de um adulto. Assim, uma criança que pese 20 quilos poderá tomar aproximadamente um terço ou um quarto da dose de adulto.
O Biobran foi tomado por grávidas sem quaisquer incidentes. No entanto, a Daiwa Pharmaceutical informou-nos que - tal como acontece com qualquer produto ou alimento - independentemente do quão seguro aparentemente seja, até que sejam realizados testes exaustivos em grávidas, não é possível aprovar o Biobran para este grupo.
Muitas pessoas deram o Biobran aos seus animais de estimação para fortalecer sua a função imunológica. Já ouvimos dizer que o Biobran foi dado a mamíferos e a aves, apesar de termos a certeza de que alguém que alimenta a sua iguana irá contactar-nos em breve (formas de vida menos desenvolvidas como os peixes têm sistemas imunitários mais primitivos, pelo que não se recomenda). Mais uma vez, tal como acontece com as crianças, as doses devem ser reduzidas de acordo com o peso. Utilize a fórmula de 15mg/kg/dia para a dosagem equivalente de um adulto que toma 1000mg ou 1 saqueta por dia.
Neste momento, não existem provas de que o Biobran consegue atravessar a barreira hemato-encefálica. O Biobran tem uma massa molecular grande, muito maior do que a glicose que consegue passar através desta barreira; assim, é improvável que a consiga penetrar. Isto significa que o Biobran não é útil para pessoas com crescimento de células anormais no cérebro? Não. O Biobran continua a ser benéfico pois o cérebro não tem um sistema imunitário separado do corpo, pelo que um sistema imunitário fortalecido irá beneficiar todas as regiões do corpo de alguma forma. E apesar de as células NK normalmente não atravessarem a barreira hemato-encefálica, quaisquer crescimentos anormais no cérebro causariam uma maior vascularização (e mais acidental do que a normal) e assim as células NK estão mais susceptíveis a conseguir alcançar estas células anormais. Dito isto, há poucos dados disponíveis sobre o efeito do Biobran em tumores cerebrais, apesar de certamente ajudar à qualidade de vida destes doentes. (Informações do Dr. Endo no Japão).
Quando alguém é submetido a terapia das células estaminais, encontra-se invariavelmente sob o efeito de imunossupressores para ajudar a reduzir o risco de rejeição das células estaminais. Durante este período, não se deve tomar nada que aumente a função imunológica. Ocorrido o transplante das células estaminais e a interrupção dos imunossupressores, desde que seu médico esteja feliz, pode tomar o Biobran para voltar a estabilizar o sistema imunitário.
Tal como os demais suplementos alimentares naturais, o Biobran não é um produto esterilizado. Na verdade, qualquer processo de esterilização - que normalmente envolve temperaturas elevadas e possíveis pressões - iria desnaturar o produto. No entanto, o Biobran é fabricado em laboratório e embalado por um embalador de alta qualidade. Assim, apesar de existir um conteúdo bacteriano extremamente baixo neste produto, o Biobran seria ainda classificado como muito limpo quando comparado com outros suplementos alimentares no presentes no mercado. O Biobran não contém quaisquer bactérias nocivas.
Infelizmente, o processo de fabrico do Biobran é muito mais complexo do que apenas misturar os cogumelos shitake com o farelo de arroz. As enzimas têm que ser isoladas dos cogumelos, misturadas com o farelo de arroz e, após um período de tempo definido, os compostos de baixo peso molecular das cadeias curtas de polissacarídeos resultantes são fraccionados. Portanto, este processo é demasiado complexo para ter lugar numa cozinha.
Como empresa japonesa, a Daiwa Pharmaceutical foi obrigada por lei a realizar um teste DL50 em animais por razões de segurança. Este é um teste pontual realizado em ratos a que todos os produtos novos são submetidos. Apesar de ser lamentável porque alguns dos ratos são mortos, é inevitável e uma exigência legal. Sem os dados do teste DL50 nenhuma comissão de ética hospitalar realizaria testes ou estudos com o Biobran em humanos e, desta forma não estaria certamente disponível ao público. As outras experiências em animais (novamente, com ratos) que esta empresa realizou ao Biobran foram testes "subcrónicos" para estudar os efeitos secundários e a activação do sistema imunutário. Com estes testes, os animais não são mortos. A Daiwa está empenhada em agir de forma ética e responsável e mantém sempre as experiências em animais num mínimo absoluto.
Definitivamente, não. O Biobran não é de forma alguma geneticamente modificado e contém ingredientes que não são OGM.
A maioria dos alimentos contém uma quantidade extremamente baixa de arsénio mineral, tal como acontece com muitos minerais diferentes. O conteúdo de arsénio no Biobran é de 5ppm ou menos — que corresponde a 15µg por dia numa dose diária de 3g/dia de Biobran. Uma vez que o padrão de segurança definido pela OMS para arsénio inorgânico (o tipo tóxico elevado) é de 107µg/dia para uma pessoa de 50 kg, a quantidade presente no Biobran encontra-se, certamente, na zona de segurança. No entanto, como uma percentagem de arsénio no Biobran - tal como acontece com outras substâncias alimentares - é de variedade orgânica tóxica baixa, a quantidade de arsénio perigoso será uma fração ainda menor do que o limite de segurança, fazendo com que a toxicidade do arsénio não seja um problema para o Biobran. Para completar, a segurança do Biobran é apoiada por um estudo de mutagenicidade e um número de estudos toxicológicos que nunca relataram quaisquer efeitos secundários tóxicos ou nocivos.
A fábrica da Daiwa não só se localiza a centenas de quilómetros de Fukushima como, por uma questão de rotina, todos os lotes de Biobran MGN-3 foram testados para a presença de radiação e os resultados foram todos negativos.
Na maioria dos países europeus é ilegal que os agentes que vendem suplementos alimentares façam declarações médicas acerca dos produtos. O Biobran é, portanto, vendido como um suplemento capaz de ajudar a reforçar um sistema imunitário enfraquecido. Nos Estados Unidos, os promotores parecem ter liberdade para falar um pouco mais, apesar de recentemente a Lane Labs ter sido proibida de o vender devido às declarações que fez.
Os arabinoxilanos são fibras dietéticas comuns presentes em plantas como o arroz, trigo e milho. O BioBran é obtido a partir do arabinoxilano do farelo do arroz utilizando as enzimas extraídas dos cogumelos shiitake para reduzir o peso molecular do arabinoxilano, facilitando a absorção no corpo. O BioBran tem um peso molecular mais baixo que o arabinoxilano que ocorre naturalmente, podendo assim ser parcialmente absorvido através do intestino delgado.
O BioBran é produzido através da hidrólise do arabinoxilano, uma fibra dietética solúvel na água derivada do farelo do arroz com uma enzima dos cogumelos shiitake. É um ingrediente natural que não contém qualquer ácido ou metais alcalinos e pode ser tomado com outros suplementos ou medicamentos.
O Biobran não é digerido mas sim parcialmente absorvido pelo sangue através da parede intestinal. Difere a este respeito da maioria dos alimentos que comemos. Desta forma, a proteína é digerida no estômago e no duodeno para ser transformada em péptidos e aminoácidos, que são depois absorvidos pelo intestino delgado, entrando no sangue para se transformarem em elementos nutritivos. O amido é também transformado em oligossacárideos e glucose e absorvido pelo intestino delgado. Por outro lado, as fibras dietéticas comuns não são digeridas ou absorvidas mas são excretadas pelo intestino grosso. O BioBran não necessita de ser transformado no processo digestivo mas pode ser parcialmente absorvido directamente para o sangue pelo intestino delgado para interagir com as células NK e com os macrófagos.